Páginas

sábado, 22 de outubro de 2016

Questões Globalização e Economia Global

1. U.Católica Dom Bosco-MS Os conhecimentos sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento permitem afirmar que:

a) A Europa Oriental e a América do Norte são as áreas pioneiras do processo de industrialização e, conseqüentemente, as mais desenvolvidas.
b) A descentralização geográfica das indústrias não foi seletiva, oportunizando, portanto, a industrialização dos países subdesenvolvidos e, conseqüentemente, seu desenvolvimento.
c) O processo de substituição das importações, a partir da década de 30 do século XX, e o uso do capital privado nacional são as principais causas do subdesenvolvimento da América Latina.
d) O processo de industrialização dos países subdesenvolvidos que passaram a exportar produtos industrializados não afetou a divisão internacional do trabalho.
e) O passado colonial, as oligarquias dominantes e as relações comerciais desfavoráveis são as principais causas do subdesenvolvimento.


2. UFRN O processo de modernização das economias subdesenvolvidas provoca, via de regra, um fenômeno típico conhecido como hipertrofia do setor terciário. Isso significa que

a) a intensa urbanização e o crescimento do comércio informal explicam o aumento da participação da população economicamente ativa no setor terciário.
b) ao contrário do setor secundário, o terciário apresentou crescimento baseado numa maior incorporação de capital do que de força de trabalho.
c) embora sendo mais dinâmico, o setor terciário oferece menor diversificação de emprego, gerando, assim, maior competitividade da força de trabalho.
d) há, no setor terciário, uma elevada absorção de mão-de-obra barata e de baixa qualificação, com pouco investimento de capital e baixa produtividade.

3. UEPB Assinale a alternativa correta em relação à urbanização no mundo.

a) A América Latina é a região mais urbanizada do mundo subdesenvolvido.
b) A África é o continente mais urbanizado, porém com menor taxa de urbanização a partir dos anos 70.
c) Na Ásia, a China e a Índia são os países mais urbanizados, com maioria da população morando nas cidades.
d) Os paises mais desenvolvidos caracterizam-se por apresentarem população rural superior à população urbana e crescimento acelerado no final do século XX.
e) Os países desenvolvidos apresentam alta taxa de crescimento urbano devido à modernização do setor secundário que está ampliando a oferta de mão-de-obra na indústria.

4. UFRJ Países em desenvolvimento são os que, apesar de apresentarem várias características inerentes aos países subdesenvolvidos, encontram-se em um nível intermediário de desenvolvimento.

Uma característica desse grupo de países é

a) o aumento do setor primário, tendo em vista que o seu processo de industrialização clássica tem mecanizado a lavoura, liberando mão-de-obra qualificada para o setor terciário.
b) o aumento da participação dos setores secundários e terciário da economia, que determina mais um crescimento econômico do que um desenvolvimento do país, visto que o setor secundário é representado por uma industrialização tardia.
c) uma industrialização voltada para a fabricação de bens de produção, já que atingiram um alto grau de tecnologia nacional e possuem um grande mercado consumidor interno.
d) a planificação de sua economia, com os meios de produção nas mãos do estado e com ênfase às indústrias de base, como, por exemplo, a siderurgia.
e) o desenvolvimento satisfatório de vida e autonomia de criar sua própria tecnologia, usando seu próprio capital para o seu desenvolvimento econômico.

05.UFMS Leia o trecho da música Parabolicamará de Gilberto Gil:

Antes mundo era pequeno porque Terra era grande
hoje mundo é muito grande porque Terra é pequena
do tamanho da antena Parabolicamará

Assinale a alternativa correta:

a) Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação e informação, os acontecimentos locais são eliminados transformando as regiões em pontos isolados
b) Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação e informação, acontecimentos locais são rapidamente divulgados pelo mundo, transformando a relação espaço-tempo.
c) O avanço tecnológico dos meios de comunicação e informação não altera o cotidiano das pessoas que se mantém isoladas do sistema global
d) O avanço tecnológico dos meios de comunicação e informação elimina o papel do lugar em relação ao global
e) O avanço tecnológico não provocou alterações na produção do espaço local, restringindo- se a algumas regiões do planeta

06.UECE Na produção do espaço brasileiro, o período colonial foi marcado pela presença de:

a) cidades com forte intercâmbio comercial entre si
b) um espaço de “ilhas e arquipélagos econômicos” voltados para o comércio com o espaço subordinante
c) economias dinâmicas e simultâneas da cana-de-açúcar, da mineração, do café, como espaços de atração demográficas
d) processo econômico comandado pelas necessidades internas

07.PUC-MG Tendo em vista a organização do espaço geográfico brasileiro, leia com atenção os itens a seguir.

I. Estruturado a partir do modelo colonial de exploração, o espaço brasileiro deixou de apresentar uma economia fragmentada, para constituir uma dinâmica interna interligando as diversas regiões.
II. Somente nas últimas décadas é que vem diminuindo a grande concentração espacial das principais atividades econômicas em uma determinada região.
III. Intensificou a organização centro-periferia mostrando, durante todo o tempo, feições heterogêneas e internamente desequilibradas.

São afirmativas CORRETAS:

a) I, II e III
b) I e II apenas
c) I e III apenas
d) II e III apenas

08.PUC-MG Leia com atenção o texto abaixo.

“Na primeira fase de evolução, predominam o setor agrícola e o extrativismo, conforme se moderniza a economia, desenvolve a indústria de transformação e, em seguida, passa a predominar o setor de comércio e serviços.”

Nesse contexto, a atividade turística:

a) coloca-se como setor primário por fazer uso de recursos da natureza.
b) caracteriza-se como atividade de prestação de serviços por atender as pessoas que se deslocam para o lazer.
c) classifica-se como atividade industrial por seu efeito no sentido de transformar a paisagem.
d) coloca-se até mesmo como setor primário pela ênfase da expansão do lazer em áreas rurais.

09.UEPB Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

O capitalismo nasceu das transformações ocorridas na Europa feudal, a partir do século XIII e está baseado na propriedade _______________ dos meios de produção. A fase na qual o ciclo de reprodução do capital assentava-se na circulação e distribuição de mercadorias foi denominada de capitalismo __________________ . A fase _________________ do capitalismo caracterizou-se pelo seu florescimento na forma de pequenas e numerosas empresas que competiam por uma fatia do mercado. A consolidação do capitalismo ____________________ deu-se pela sua reprodução e acumulação na forma de grandes monopólios e oligopólios.

a) coletiva – comercial – concorrencial – monopolista.
b) Estatal – concorrencial – comercial – monopolista.
c) Estatal – comercial – concorrencial – monopolista.
d) privada – concorrencial – monopolista – financeiro.
e) privada – comercial – concorrencial – monopolista.

Gabarito

01 – E
02 – D
03 – A
04 – B
05 – B
06 – B
07 – A
08 – C
09 - E


Nenhum comentário:

Postar um comentário