Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Oriente Médio


      O Oriente Médio esta localizado entre a Ásia, Europa e África, sendo banhado pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Índico, se estendendo desde o Mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico. Tem uma área aproximada de 7.200.000 de quilômetros quadrados com uma população de 270 milhões de habitantes.



    Destacamos no relevo do Oriente Médio a existência de algumas regiões montanhosas no norte da região, no norte da Turquia e norte do Afeganistão, destacando a presença da cadeia de montanhas Hindu Kush, com altitudes próximas a cinco mil metros. Destaca-se também a Planície da Mesopotâmia no Iraque, com solos férteis, cortada por dois rios de grande destaque, os rios Tigre e rio Eufrates. Também verificamos no mapa a presença de dois golfos, o Golfo de Omã e o Golfo Pérsico e entre eles o Estreito de Ormuz. O Golfo Pérsico é muito importante, sendo concentrado nele a maior parte das jazidas de petróleo do Oriente Médio.
     A formação desértica predomina na maior parte da região, provocando a concentração da população nas áreas litorâneas, proximidade dos rios, na Planície da Mesopotâmia, no litoral do Mar Mediterrâneo, no vale do rio Jordão e no litoral do Golfo Pérsico, formando uma densidade demográfica mal distribuída.
    Israel é o único país da região considerado desenvolvido, com nível de analfabetismo muito baixo e IDH muito elevado, além de ter uma expectativa de vida muito elevada em torno de 81 anos e baixa mortalidade infantil. No outro extremo temos o Afeganistão, com alto índice de analfabetismo, baixa expectativa de vida em torno de 43, 5 anos e alta taxa de mortalidade infantil, dentre outros, que também tem baixos níveis de desenvolvimento. Apesar de toda a riqueza do petróleo, o Oriente Médio tem uma má distribuição de renda, com grande parte de sua população sendo pobre.

    Observe o gráfico da distribuição das jazidas de petróleo no mundo:


    Conforme o gráfico, o Oriente Médio concentra 64% das reservas de petróleo do mundo, mas o petróleo não é a única riqueza da região, contudo é o mais importante.

       Observe o gráfico da produção mundial de petróleo:


    Neste último gráfico, são desconsiderados as jazidas, e considerados a produção de petróleo, mesmo neste quesito, o Oriente Médio se destaca com quase 30% da fatia da produção mundial de petróleo.
   O petróleo é um importante produto para a região, por isto, muitos países vivem da produção e exportação de petróleo fazendo parte da OPEP (organização dos países exportadores de petróleo), no entanto, vale ressaltar que nem todos os países exportadores de petróleo fazem parte na OPEP, e outros países do mundo também fazem parte da OPEP, como é o caso da Venezuela e Equador na América do Sul.


    OPEP foi criada em 1960 na Conferência de Bagdá, visando à coordenação centralizada da política petrolífera dos países membros, com o objetivo de restringir a oferta de petróleo no mundo para controlar os preços.

      Imagens deste texto em Power Point


Nenhum comentário:

Postar um comentário