Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Questões de Vestibular Capitalismo, Globalização


 (UFRJ)
1 – Dentre as formas de concentração econômica, duas são particularmente importantes : truste e cartel. Estabeleça a diferença entre elas.


(UFSCAR – SP)
2 – No bojo da globalização, entenda como o processo de constituição de uma economia-mundo, o surgimento das empresas transnacionais representa a (re)construção de múltiplos espaços: em escala planetária.
    a)    Cite quatro países sedes de multinacionais.
    b)   Apresente três estratégias de atuação das transnacionais.


(PUCCAMP – SP)
3 – O reconhecimento, por parte dos teóricos do capitalismo, de que o atual estágio da economia requeria a reformulação das concepções liberais, especialmente no que toca à atuação do Estado, deu origem a uma doutrina batizada de neoliberalismo. Algumas de suas bases são:
   a)    A revisão do sistema de propriedade agrária com a promoção de reforma agrária gradual, como que se busca reequilibrar a distribuição da população entre o campo e os centros urbanos.
   b)   A criação de políticas assistencialistas com o objetivo de reduzir as diferenças sociais por meio do apoio financeiro e centrais sindicais e organizações não governamentais.
   c)    A intervenção estatal nos mais amplos setores produtivos a fim de garantir empregos, salários e estimular a participação dos trabalhadores nos lucros a partir de determinados índices de produtividade.
   d)   A atuação do Estado para garantir estabilidade econômica por meio do controle de taxas de juros, estabelecimentos de politicas cambiais e privatização de setores antes considerados estratégicos.
   e)    O redimensionamento do papel do setor financeiro na economia por meio da privatização escalonada de instituições bancárias originárias da iniciativa privada e regulamentação do mercado de ações.

(PUC – PR)
4 – Associe as colunas:
   1.    cartel
   2.    truste
   3.    monopólio
   4.    oligopólio
   5.    holding

   (     ) Domínio de mercado por uma única empresa.
   (     ) Domínio de mercado por poucas empresas.
   (     ) Fusão de várias empresas para dominar o mercado.
   (     ) Organização que controla várias empresas mediante o controle majoritário das ações.
   (     ) Acordo ou associação de várias empresas independentes para controlar o mercado.

Assinale a sequência correta:
   a)    2 – 1 – 3 – 4 – 5
   b)   4 – 2 – 5 – 1 – 3
   c)    3 – 4 – 2 – 5 – 1
   d)   5 – 4 – 2 – 3 – 1
   e)    1 - 2 – 4 – 3 – 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário