Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Questões de Vestibular Canadá

Canadá

 01. Analise as seguintes assertativas:            
I. Na América do Norte, o Canadá possui 25% das florestas nativas de coníferas, sendo o maior exportador de celulose e madeira.
II. As florestas africanas e européias remanescentes localizam-se nas regiões mediterrâneas, áreas de ocupação humana mais antiga.
III. A Rússia detém cerca de 26% das últimas florestas virgens do planeta.
IV. Entre 1960 e 1990 foi derrubado cerca de um quinto das florestas mundiais, sendo, pela ordem, Brasil, Indonésia e Congo os principais desmatadores.

Assinale a alternativa que contém a (s) assertativas (s) corretas (s):                        
a) I e II
b) somente a IV
c) I, III e IV
d) Somente a II
e) II, III e IV


02.  (FUVEST) Explique a origem e a distribuição dos grupos predominantes na população canadense.


03. (ESPM) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a) Austrália
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
e) Índia

04. (VUNESP) Considerando as características climáticas do Canadá, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a seqüência dos tipos de vegetação do norte para o sul, naquele país.
a) Pradarias, taiga e tundra.
b) Tundra, pradarias e taiga.
c) Tundra, taiga e pradarias.
d) Taiga, pradarias e tundra.
e) Taiga, tundra e pradarias.


05. Este tipo climático ocupa vastas regiões do norte dos EUA, sul do Canadá e norte da China, entre outros. No inverno as precipitações caem sob a forma de neve e a vegetação característica é a pradaria. Trata-se:

a) temperado continental.
b) temperado mediterrâneo.
c) temperado oceânico.
d) subpolar.
e) subtropical.


06. Leia as assertativas sobre o Canadá:
I. É um dos poucos países desenvolvidos da atualidade que mantém grande parte de seus recursos naturais sem aproveitamento.
II.  A estrutura fundiária baseia-se em propriedades que possuem em média 100 ha e são exploradas pelos
membros da família proprietária.
III. A maior concentração industrial acha-se no vale do rio São Lourenço e na península de Ontário.

São verdadeiros os itens:
a) I
b) II
c) I, II e III
d) I e III
e) II e III


07. O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo atual, com uma economia dinâmica, alto nível cultural e grande desenvolvimento tecnológico. Porém, enfrenta alguns problemas internos, ligados ao baixo contingente populacional e à dificuldade de ocupação de um espaço natural anecúmeno. Uma das opções abaixo NÃO está de acordo com a distribuição da população canadense. Assinale-a:

a) A grande aglomeração populacional, na região sudeste, é explicada pelo poder econômico formado pelas Províncias de Quebec e Ontário, as mais industrializadas.
b) Por ser uma nova área industrial, as Províncias Atlânticas apresentam uma recente concentração populacional.
c) O grande Norte Canadense é uma região de vazio demográfico; embora apresente  diversos recursos minerais, sua extração é dificultada pelo clima.
d) A distribuição da população pela linha de fronteira dos Estados Unidos é explicada pelo clima mais ameno.
e) A alta mecanização da agricultura desenvolvida nas pradarias libera mão-de-obra para outras atividades econômicas, como a indústria petroquímica.


08. "São necessárias de 4 a 6 toneladas de bauxita para produzir 2 toneladas de alumina, da qual se extrai apenas uma tonelada de alumínio. Para essa produção há necessidade de grande consumo de energia elétrica. Temos a informação de que uma usina pequena, com produção de 100 000 ton./ano, consome mais eletricidade do que uma cidade do porte de Belo Horizonte."

Condizente com o texto acima, pode-se afirmar que a grande produção de alumínio, hoje, está:

a) junto às jazidas de bauxita, pois os grandes produtores do minério são também grandes produtores de hidreletricidade, a exemplo do Canadá e Estados Unidos;
b) junto às jazidas de bauxita, onde devem estar as usinas que produzem alumina para, a seguir, ser exportada para os países fortemente industrializados, pois esse processo não exige grande quantidade de energia elétrica;
c) nos países industrializados, como Estados Unidos, ex-União Soviética, Canadá e Alemanha, que são grandes produtores de energia elétrica e importadores de alumina e bauxita;
d) nos países industrializados como o Brasil, Austrália, África do Sul, que além de serem os grandes produtores de bauxita também grandes produtores de hidreletricidade por terem climas úmidos e grandes extensões de relevo planáltico;
e) em países diversificados, pois o grande grande comando da localização industrial de hoje está atrelado ao capital, não importando em nada onde esteja a matéria-prima ou a energia elétrica, e sim unicamente onde está o capital do empreendimento.


09. Leia as proposições sobre a economia do Canadá:
I.   A indústria canadense utiliza um elevado potencial hidráulico.
II.  Nas planícies centrais se desenvolve importante agricultura mecanizada de trigo.
III. Toronto e Montreal são importantes centros industriais.
IV. A região da Colúmbia Britânica é muito rica em bauxita.

São verdadeiras as afirmações:
a) I, IV e II
b) II, III e IV
c) I, IV e III
d) I e III
e) I, II e III


10. (MACK) É incorreto afirmar sobre a economia do Canadá que:
a) a extração de madeira, especialmente voltada para a produção de papel e celulose, é importante indústria canadense;
b) nos platôs interiores das cadeias montanhosas da Colúmbia Britânica, desenvolve-se uma pecuária extensiva para a produção de carne;
c) a região das Províncias Marítimas caracteriza-se pelas atividades policultoras e pela pesca;
d) a maior concentração demográfica situada na região ocidental do país é responsável pelo desenvolvimento da agropecuária regional;


Gabarito

01 - C

02 - Mais de 40% dos canadenses são de origem inglesa e se encontram principalmente junto aos Grandes Lagos. Aproximadamente  30% são de origem francesa, situados junto ao Vale do São Lourenço, na Província de Quebec.

03 - B
04 - C
05 - A
06 - A
07 - B
08 - C
09 - E
10 - D






Nenhum comentário:

Postar um comentário