Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Questões de vestibular Vegetação



Questões de Vestibular

Vegetação

 (UNIRIO – RJ)
1 – A respeito da dinâmica do quadro natural, leia as afirmações a seguir.
     I – A existência de desertos pode estar associadas a causas diferenciadas tais como: a influencia dos centros de alta pressões subtropicais, a presença de um relevo montanhoso e a influência de correntes marinhas frias.
     II – Nas regiões de clima úmido aparecem formas suaves e arredondadas de relevo devido ao predomínio da decomposição química das rochas, enquanto nas regiões áridas desenvolve-se formas abruptas como resultado da desagregação mecânica do material rochoso.
    III – A vegetação é o elemento mais importante do sistema natural não só por diminuir os efeitos da erosão, mas também por interferir nas condições climáticas ao funcionar como fator regulador de regime de chuvas.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativas(s) corretas(s):
a)      I e II                                      c) II e III.                           e) apenas a III.
b)      I, II e III.                               d) apenas a II. 


2 – Existe uma crescente consciência de reconhecimento de que as florestas tropicais como ecossistemas “insubstituíveis”, fontes primárias da diversidade biológica do planeta, com importantes funções climáticas. Este papel preponderante que elas desenvolvem no aquecimento do globo terrestre e a “reserva” de carbono, liberando oxigênio, justifica a grande preocupação mundial com os desmatamentos.
                                                Heloisa Ponzo Dutra

Sobre esse tema podemos fazer as seguintes afirmações (coloque (V)verdadeiro ou (F)falso):

(   ) As florestas tropicais influenciam as condições climáticas porque contribuem para o decréscimo da evapotranspiração potencial na área onde elas estão presentes.
(   ) As condições climáticas quentes e úmidas são o principal elemento controlador da distribuição das florestas sobre a superfície terrestre.
(   ) No Brasil, as florestas tropicais estão confinadas na porção oriental, onde dominam os climas tropicais com chuvas de outono-inverno e solos litólicos, ricos em nutrientes.
(   ) O ecossistema de florestas tropicais é o ambiente terrestre que apresenta a maior biodiversidade; este é um dos motivos que justificam as preservações destas formações vegetais.
(   ) Ao longo do Quaternário, as florestas tropicais existentes no Brasil não sofreram alterações na área por elas ocupadas, o que demonstra que nesse período foram insignificantes as modificações climáticas ambientais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário