Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Questões de Vestibular Climas


(UFES)
 
   PB – Polar Atlântica
   TC – Tropical continental
   EC – Equatorial continental
   TA – Tropical Atlântica
   EA – Equatorial Atlântica

 1 - Para responder a esta questão, analise as figuras anteriores. Qual a alternativa que não descreve os movimentos das massas de ar que atuam no território brasileiro?
   a)      No inverno, a Massa Polar Atlântica pode penetrar no território brasileiro até as imediações do Norte do país, mas não provoca queda na temperatura, já que esta região esta sob domínio da Massa Equatorial Continental, quente e úmida.
   b)      A Massa Equatorial tem sua função atenuada durante o inverno, devido ao avanço das massas polares.
   c)      A Massa Equatorial Continental apesar de se originar sobre o continente Sul-americano, é quente e úmida.
   d)      Durante o inverno, a Massa Equatorial Atlântica tem sua atuação restringida devido ao avanço da Massa Tropical Atlântica, que se desloca em função do avanço da Massa Polar Atlântica.
   e)      No Brasil predominam os climas quentes e úmidos, uma vez que 92% de seu território está na zona intertropical do planeta, sob forte influência das massas de ar oceânicas.  

 (UNB – DF)
 2-
Com base no mapa anterior, no qual se pode visualizar o trajeto das principais correntes marítimas, julgue os itens seguintes como verdadeiros ou falsos.
   (1)    Existem inter-relações das correntes marinhas com a ocorrência de determinados tipos de climáticos, como a existência de um clima árido na região costeira.
   (2)    Correntes marinhas são produzidas primariamente por fluxos de ar.
   (3)    As características das correntes marinhas  - quentes e fria – em uma determinada área de influência na produtividade pesqueira.
   (4)    No mapa, as correntes representadas no espaço contíguo aos continentes sul-americano e africano apresentam direções e sentidos que variam de acordo com as estações do ano.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário