Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Questões de Vestibular Japão

Questões de Vestibular 

 Japão

(FAAP - SP)
1 - A economia japonesa, apesar de já ter apresentado um dos maiores índices de crescimento do mundo, é fortemente dependentes dos mercados externos.

Quais são os fatores responsáveis por essa dependência?


(Fuvest -SP)
2 - Dê três razões importantes que concorreram para o grande desenvolvimento industrial do Japão, após a Segunda Guerra Mundial.



(UFMG)
3 - A respeito do Japão, qual a afirmativa errada?
     a) A situação de Arquipélago, em região de contato de correntes marinhas quentes e frias, é favorável á atividade da pesca.

     b) A existência de relevo montanhoso na maior parte do território limita a existência de agricultura.

     c) Seu território faz parte de uma área instável da crosta terrestre, o que explica a ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas.

     d) Enquanto o sul do arquipélago possui clima subtropical, o Norte está sujeito ao clima temperado com invernos muito rigorosos.

     e) A riqueza mineral do território é um dos principais fatores de crescimento industrial japonês.

(UNIRIO - RJ)
4 - Em Junho de 1998, o governo japonês reconheceu que mergulhou na recessão. Como causa deste processo podemos citar a:
      I - crise asiática, onde empresas japonesas instaladas nos "Tigres" amargaram prejuizos, e bancos do Japão viram comprometidos empréstimos feitos a países asiáticos.
      II - Falta de dinamismo do mercado interno japonês, que possui altos índices de consumo interno.
      III - concorrência da economia norte-americana, que recuperou sua capacidade de inovação com a Revolução Técnico-científica.

É (São) verdadeiras(s) a (s) afirmativas(s):
  a) I apenas.                                   d) II e III apenas.
  b) I e II apenas.                             e) I, II e III.
  c) I e III apenas.


(UNB-DF)
5 - Considerando apenas fatores geográficos, o Japão não poderia ser uma das mais poderosas nações do mundo. Em menos de um século - depois que Matthew Perry aportou na baia de Tóquio pela segunda vez, em 1854, o Japão transformou-se em um Estado isolado e praticamente medieval, feudal, em uma superpotência econômica moderna e inovativa. De fato, o Japão é pequeno. Faltam-lhes recursos naturais importantes. A maior parte do país é montanhosa. As florestas que são consideradas sagradas, cobrem quase dois terços do país, o que representa mais do quem em qualquer outra nação industrializada. Apenas 15% do seu território podem ser aproveitados para a agricultura. Situado no anel do fogo de pacífico, o Japão está sujeito a violentos terremotos, erupções vulcânicas e "tsunamis", ondas devastadoras gigantescas, causadas por maremotos.

Com o auxilio do texto, julgue os itens seguintes, indicando Verdadeiro ou Falso.

(1) No Pacífico, o Japão centraliza uma vasta área de influência, constituindo-se em um pólo econômico.

(2) O comércio exterior é um dos pilares da economia japonesa.

(3) Registra-se na História relações igualitárias e pacíficas, de intercâmbio dos japoneses com outros povos asiáticos, o que facilitou a sua industrialização mesmo sem contar com grandes fontes de recursos naturais.

(4) O "anel de fogo do Pacífico", referido no texto, diz respeito a uma faixa de instabilidade por ser o limite entre placas tectônicas.



Para acessar o gabarito clique aqui



  

9 comentários:

  1. Envie um email para douglasberoni@bol.com.br que enviarei os gabaritos.

    ResponderExcluir
  2. Douglas, você não poderia colocar as respostas aqui mesmo no site?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Desculpem a demora, para acessar o gabarito clique no link indicado abaixo das questões.

    Douglas.

    ResponderExcluir
  4. 1 – A produção japonesa é fortemente baseada em bens altamente tecnológicos voltados para a exportação, por isso, qualquer crise financeira mundial afeta as suas exportações.
    2 – Pesados investimentos na indústria privada, elevado nível de poupança interna das famílias, elevada mão de obra com elevado grau de educação.
    3 – E
    4 – E
    5 – v,v,f,v

    ResponderExcluir