quinta-feira, 28 de abril de 2011

Atividades Fusos Horários

Atividades Fusos Horários

Com base no Livro didático Geografia Ensino Médio – João Carlos Moreira – Eustáquio de Sene.

Primeira Fase EJA

1 – Observe os tipos de linhas e coordenadas geográficas da página 19 e responda:
       A – Qual o nome das linhas imaginárias traçadas de norte a sul e as traçadas de leste a oeste?

       B – As coordenadas geográficas funcionam como ___________________  de qualquer localidade do planeta.

       C – O globo terrestre pode ser dividido em uma rede de _________________________   que permitem localizar qualquer ponto da superfície terrestre.

       D – Convencionou-se internacionalmente adotar como meridiano 0º o que passa pelo Observatório Astronômico de Greendwich, nas proximidades de Londres (Inglaterra). Esse meridiano divide a Terra em dois hemisférios: ______________________  e ___________________.

       E – Por causa de seu movimento de rotação a Terra apresenta _____________  e  _____________.

       F – O mapa de fusos horários no planeta mostra que as horas aumentam para ____________  e diminuem para ________________.

2 – Porque o Brasil não adota o horário de verão em todos os Estados?

3 – Observe o mapa fusos horários da página 21 e responda:
     A – Se em Brasília for 7 horas que horas serão em Maputo?

     B – Se em Sydney for 16 horas que horas serão em Lima?

     C – Se na Cidade do México são 13 horas, que horas serão em Brasília?

     D – Se em Tóquio são 22 horas que horas serão em Brasília.

     E – Se em Londres são 6 horas que horas são em Brasília?

     F – Se em Buenos Aires são 5 horas que horas serão em Brasília?    

Elaboração: Geoplaneta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário