Páginas

domingo, 14 de junho de 2020

Questões Enen Urbanização


    01 – Enem 2019

   Estima-se que no brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal.

    IPEA, Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil, Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

    No meio urbano, o atendimento da proposta de inclusão social apresentada no texto demanda um conjunto de intervenções técnicas que promovam o (a)
a) ocupação de áreas periféricas.
b) democratização do espaço público.
c) alargamento da malha de rodovias.
d) monitoramento de fluxos populacionais.
e) expansão de sistemas de comunicação.

   02 – Enem 2019
  Particularmente nos dias de inverno, pode ocorrer um rápido resfriamento do solo ou um rápido aquecimento das camadas atmosféricas superiores. O ar quente fica por cima da camada do ar frio, passando a funcionar como um bloqueio, o que impede a formação de correntes de ar (vento). Dessa forma, o ar frio próximo ao solo não sobe porque é o mais denso, e o ar quente que lhe está por cima não desce porque é o menos denso. Nas grandes cidades, esse fenômeno tende a se agravar, uma vez que a expressiva concentração de indústrias e automóveis intensifica o lançamento de poluentes e material particulado na atmosfera, o que torna o ar mais impuro e, por conseguinte, contribui para o aumento de casos de irritação nos olhos e doenças respiratórias.

   AYOADE, J.O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996 (adaptado).

   Agravado pela ação antrópica, o fenômeno atmosférico descrito no texto é o (a)
a) efeito estufa
b) ilha de calor
c) inversão térmica
d) ciclone tropical
e) chuva orográfica  
                                 
   03 – Enem 2019

   O consumo da habitação, em especial, aquela dotada de atributos especiais no espaço urbano, contribui para o entendimento do fenômeno, pois certas áreas tornam-se alvos de operações comerciais de prestígio com a produção e/ou a renovação de construções, diferente de outras porções da cidade, dotada de menor infraestrutura.

   SANTOS, A. R O consumo da habitação de luxo no espaço urbano parisiense. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).

   O conceito que define o processo descrito denomina-se
a) escala cartográfica
b) conurbação metropolitana
c) território nacional
d) especulação imobiliária
e) paisagem natural

   04 – Enem 2019

   A cidade
   E a situação sempre mais ou menos,
   Sempre uns com mais e outros com menos.
   A cidade não para, a cidade só cresce
   O de cima sobe e o de baixo desce.

   CHICO SCIENCE e Nação Zumbi. In: Da lama ao caos. Rio de Janeiro: Chaos, Sony    Music, 1994 (fragmento).

   A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos a brasileiros que se refere ao (à)
a) déficit de transporte público.
b) estagnação do setor terciário.
c) controle das taxas de natalidade.
d) elevação dos índices de criminalidade.
e) Desigualdade da distribuição de renda.

   05 – Enem 2018
   Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.

    BRENNER, N. A A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, Jul. - dez. 2010 (adaptado).

    A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada  no texto explica-se pela
a) expansão de áreas metropolitanas.
b) emancipação de novos municípios.
c) consolidação de domínios jurídicos.
d) articulação de redes multiescalares.
e) redefinição de regiões administrativas.

  06 - (UFPR 2014) Os escorregamentos, também conhecidos como deslizamentos, são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

   TOMINAGA, L.K. “Escorregamentos”. In.: Desastres naturais: conhecer e prevenir. Cap. 9, p. 27-38. Org.: TOMINAGA, L.K.; SANTORO, J. AMARAL, R. Instituto Geológico, São Paulo, 2009.

   1. Os escorregamentos consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução do relevo terrestre, principalmente nas regiões serranas.

  2. Nos grandes centros urbanos, os escorregamentos assumem frequentemente proporções catastróficas, uma vez que cortes nas encostas, depósitos de lixo, entre outras ações promovidas pelo homem geram novas relações com os fatores condicionantes naturais.

   3. É necessário que o ser humano deixe de devastar as florestas, impermeabilizar os solos e contaminar os rios para que não mais ocorram os escorregamentos.

   4. A origem vulcânica do relevo brasileiro gerou um conjunto de serras propícias para os escorregamentos, que acarretam grandes prejuízos e perdas significativas, inclusive de vidas humanas.

Assinale a alternativa correta:

Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2, e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

   07 - A imagem a seguir retrata um tipo de ocupação muito comum no Brasil, relacionada muitas vezes a um grave problema socioambiental. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:

   I. A ocupação irregular das encostas tende a elevar a exposição dos solos às enxurradas, contribuindo para deslizamentos que trazem perdas humanas e materiais.

   II. Os escorregamentos de solos ocorrem por ocasiões das chuvas mais fortes, evidenciando o caráter acidental desse fenômeno. O processo erosivo provocado pelas chuvas de menor intensidade não é um fator de maior importância neste caso.

    III. A ocupação das encostas é uma decorrência da exclusão social que dificulta o acesso de muitas pessoas à moradia. Portanto, esse fenômeno nunca atinge pessoas com melhores condições socioeconômicas, pois suas moradias estão sempre localizadas em áreas fora de risco.

   IV. A irregular ocupação das encostas envolve problemas diferentes que, combinados, resultam nos deslizamentos de solos. Entre esses problemas estão: ineficiência da fiscalização dos agentes públicos na ocupação de áreas de risco; dificuldade de acesso a habitação entre os mais pobres; monitoramento inexistente ou insuficiente para minimizar o problema.

*Estão corretas apenas as afirmativas:


I e II.
I e III.
II e IV.
II e III
I e IV

   08 - URBANIZAÇÃO (UEM 2016) (adaptada)

  “Diariamente, no Brasil inteiro, 7,4 milhões de pessoas se deslocam da cidade onde moram para trabalhar ou estudar em outros municípios – sendo 1,75 milhão só em São Paulo e 1 milhão no Rio.”

   Considerando o enunciado, assinale V para verdadeiro e F para falso a respeito dos deslocamentos populacionais.

     (    ) 1. O movimento, no qual um morador viaja de um município a outro para trabalhar ou estudar e volta para casa no final do mesmo dia, é denominado movimento pendular.
    (   ) 2. É denominado urbanização o processo de deslocamento diário de uma cidade para outra. Quando o mesmo processo ocorre entre espaços não urbanos (espaços rurais), o fenômeno é denominado ruralização.
    (   ) 3. Quando os deslocamentos da população não ocorrem com a mesma constância citada no enunciado da questão, sendo realizados temporariamente, em uma determinada época do ano (exemplo: trabalhadores rurais que se deslocam para atuar no corte da cana-de-açúcar), são denominados migrações sazonais.
     (   ) 4. População relativa corresponde ao contingente populacional que, tendo em vista constantes deslocamentos, não pode ser contada nos recenseamentos demográficos como absoluta, nem da cidade onde reside, nem da cidade para onde se desloca.
   (   ) 5. Os deslocamentos populacionais, nas condições como as destacadas no enunciado da questão, caracterizam a interação das cidades e geram os chamados arranjos urbanos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os arranjos ocorrem se entre duas ou mais cidades há intercâmbio significativo de populações.

VVFVF
VFVFV
VFFFV
VFVFF
VVVFF

09 - URBANIZAÇÃO (Fuvest 2016)

Sobre as 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo, conforme gráfico abaixo, é correto afirmar:

A maioria delas se encontra na Ásia, e, dentre essas, predominam as localizadas em países com economias desenvolvidas ou em desenvolvimento.
Mais de 50% delas encontram-se e países desenvolvidos, com alto PIB e alta distribuição de renda.
50% delas estão localizadas na América latina, em países subdesenvolvidos e pouco industrializados.
25% delas estão em países da Europa Oriental, em que há boa distribuição de renda e serviços públicos essenciais gratuitos.
O segundo maior número dessas aglomerações encontra-se em países da África, as quais se caracterizam por baixo IDH.
 



Gabarito 

1 – B
2 – C
3 – D
4 – E
5 – 2018 - D
06 – A
07 – E
08 – B
09 - A




Nenhum comentário:

Postar um comentário