terça-feira, 21 de maio de 2013

Professor do Estado de Mato Grosso do Sul - 2013

Leia os textos a seguir.

                                                                                   Texto I
A geografia surgiu como disciplina acadêmica na Alemanha e na França, no final do século XIX. No Brasil está ligada à criação dos primeiros cursos superiores na década de 1930. A escola francesa de Vidal de La Blache teve forte influência no pensamento geográfico brasileiro, imprimindo um caráter de ciência não politizada, ancorada no argumento da neutralidade do discurso científico.

     Texto II
A primeira manifestação da influência do positivismo na geografia está na redução da realidade ao mundo dos sentidos, isto é, um circunscrever todo o trabalho científico ao domínio das aparências. Os estudos devem restringir-se aos aspectos visíveis, mensuráveis, paupáveis. Os cientistas se colocariam na posição de observadores da realidade.

       Texto III
Essa tendência não se preocupa apenas com a análise de espaço, mas procura também, explicar como ele foi produzido, em função de que interesses, quais as consequências desta produção sobre as estruturas sociais e sobre a acumulação do capital, dando origem a uma Geografia que analisa a problemática da crise em que vivemos, indicando caminhos para a sua solução.

       Texto IV
O geógrafo pode ser um instrumento de transformação do mundo, a partir de sua ação como um pensador da sociedade atual. Assim ele poderá demonstrar suas reais condições para ajudar na construção política de um mundo mais justo.

Os textos refere-se a diferentes correntes de fundamentação teórica da Geografia.

Assinale a alternativa correta.

   a) Os textos I, II e III referem-se à corrente conhecida como Geografia Tradicional e o texto IV à corrente conhecida como Geografia Crítica.
   b) Os textos I e II referem-se à corrente conhecida como Geografia Tradicional e III e IV à corrente conhecida como Geografia Crítica.
   c) Todos os textos referem-se à mesma corrente, conhecida como Geografia Tradicional.
   d) Os textos II, III e IV referem-se à corrente conhecida como Geografia Tradicional e o texto I à corrente conhecida como Geografia Crítica.
   e) Os textos I e II referem-se à corrente conhecida como Geografia Crítica e os textos III e IV referem-se à corrente conhecida como Geografia Tradicional.


Gabarito: B




Nenhum comentário:

Postar um comentário