quarta-feira, 15 de maio de 2013

Professor do Estado de Mato Grosso do Sul - 2013

Durante os Próximos meses postarei as questões deste concurso, pois são riquíssimas para o uso na sala de aula.

"A rigidez que a superfície da Terra apresenta é a penas aparente. Na realidade, a estrutura sólida, sustentáculo das ações humanas, tem uma dinâmica que faz com que ela se modifique permanentemente. Tal dinâmica não é facilmente perceptível pelo homem em face da baixa velocidade de movimentos."

                                                                        ROSS, Jurandir.OS Fundamentos da Geografia da natureza

O dinamismo da superfície da Terra é fruto da atuação:

   a) de forças que são originárias do interior da provenientes do núcleo cujas temperaturas atingem 5.000º C, e que provocam a instabilidade em toda a crosta terrestre.

   b) de duas forças antagônicas e complementares, provenientes de temperaturas elevadas do manto e do núcleo. Do jogo dessas forças opostas resulta toda a dinâmica da litosfera e da atmosfera.

   c) de duas forças antagônicas ou de duas forças energéticas - as forças endógenas ou internas e as forças exógenas ou externas. Do jogo dessas forças opostas resulta toda a dinâmica da crosta terrestre ou litosfera.

   d) do dinamismo da formação da Terra, cujas forças endógenas ou externas, exógenas ou internas estão em constantes atuações sobre a superfície terrestre.

  e) de duas forças complementares ou de duas forças energéticas, provenientes das formações da era proterozoica. Do jogo dessas forças resulta toda a dinâmica da crosta terrestre ou litosfera.



Gabarito: C



Nenhum comentário:

Postar um comentário