Páginas

domingo, 28 de abril de 2013

Projeto Tracksource - Mapeando o Brasil


O Tracksource é uma associação livre de usuários, que se organizam voluntariamente, com o objetivo de produzir mapas do Brasil para uso em GPS.
Através do site Tracksource, informações levantadas pelos usuários são encaminhadas a desenvolvedores que atualizam os mapas e periodicamente os publicam para serem baixados por toda a comunidade.
Em constante evolução desde 2002, hoje o Tracksource é um dos maiores projetos deste gênero no mundo, conta com milhares de colaboradores, centenas de desenvolvedores e produz os melhores, mais completos e atualizados mapas do Brasil para GPS.
Atualmente produz mapas para GPS da marca Garmin, em Smartphones com software Navitel, em outros navegadores que utilizem softwares compatíveis com estas plataformas, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares Mapsource e Trackmaker.

Como surgiu?

Os primeiros aparelhos de GPS eram bastante simples e não ofereciam suporte aos mapas, mas os usuários pioneiros passaram a usar a internet para trocar trilhas e pontos coletados por estes aparelhos, o que motivou Alex Rodrigues a criar, em 1996, o grupo GPS Brasil (http://br.groups.yahoo.com/group/gpsbrasil), que tinha por objetivo fomentar esta troca de informações.
Em 1998, Odilon Ferreira Júnior criou o programa GPS Trackmaker, possibilitando que as trilhas gravadas pelo GPS fossem editadas e assim os usuários do GPSBrasil passaram a criar um acervo de trilhas e a montar mapas pessoais simplificados, para que fossem transferidos ao aparelho em forma de tracks e rotas.
Posteriormente, sugiram os GPS com suporte a mapas, mas os do Brasil, que eram fornecidos pelos fabricantes junto com seus aparelhos, eram de uma pobreza de detalhes e imprecisão indiscutíveis, o que imediatamente despertou o interesse dos usuários para a possibilidade de desenvolvimento de mapas próprios.
Como a maioria desses mapas eram proprietários e criptografados, nada se podia fazer para melhorar a situação, até que em 2002 surgiu o software MapDekote, de autoria do austríaco Peter, que criava arquivos para o uso no Mapsource a partir dos dados que eram editados pelo TrackMaker.
Assim, um grupo de usuários do grupo GPS Brasil se uniu com o objetivo de construir mapas para uso em GPS Garmin e Alex Rodrigues criou o grupo Tracksource (http:/br.groups.yahoo.com/group/tracksource/), em 01/08/2002, que é considerada a data de nascimento do Projeto Tracksource.
O nome Tracksource surgiu da junção dos nomes dos programas Trackmaker e Mapsource, já que o objetivo do projeto era criar mapas, utilizando o Trackmaker para edição, compilados para serem utilizados no software Mapsouce da Garmin e assim transferidos para o GPS.

Seja um desenvolvedor, acesse o site: http://www.tracksource.org.br/



4 comentários:

  1. Bom dia Multiplicador Douglas, desejamos muita paz pra você e a sua família!

    Venho em nome dos EDUCADORES MULTIPLICADORES convidar você a:

    @ Parabenizar os multiplicadores do mês;
    @ Dar as boas vindas aos novos multiplicadores;
    @ Retribuir comentários em sua postagem de publicação (na página índice).

    Multiplicador, precisamos de sua visita para que o Projeto Educadores Multiplicadores tenha vida e continue crescendo. Contamos com a sua presença! Os Multiplicadores agradecem a gentileza e compreensão. Ah, no mês de junho tem novidade no E.M.

    Excelente sábado, obrigado pela parceria, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  2. Olá, vim conhecer seu blog e achei seus artigos muito esclarecedores, úteis e importantes para os leitores da blogosfera. Também faço parte da família Educadores Multiplicadores, portanto, gostaria de contar com sua presença no meu cantinho: se gostar; seguindo-me. Também gostaria de fazer parceria, isto se desejar, ou seja, divulgarei o seu blog, e da mesma forma o prezado Educador Multiplicador, divulga o meu.
    A divulgação é importante para que os nossos blogs sejam visualizados
    por um número maior de leitores.
    Conto contigo, nessa missão.

    Fique na Paz!
    Em Cristo,
    ***Lucy**

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita
    Willians


    http://matematicons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Douglas!
    Muito interessante e diversificado o seu blog. Espero que se mantenha firme e forte no ofício de ensinar. Um abraço!

    www.geoarmando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir