Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atividades sobre a China


1 - Com base na Video - Aula IESD -  China: O crescimento do Dragão, julgue os itens abaixo:

     (     )  a – Atualmente podemos afirmar que a população da China atingiu aproximadamente 2,3 bilhões de habitantes.
     (     ) b – PCC é o partido comunista Chinês, este partido é o único que comandava o país, contudo, nos últimos anos, por pressões externas dos países capitalistas que mantem relações comerciais com a China, ele tem sedido espaço para outros partidos expressarem suas opiniões.
     (     ) c – A região leste é a mais habitada, o clima é o de Monções, há muitos rios, e melhor infra-estrutura de transportes, com diversas ferrovias e rodovias.
     (     ) d – Parte da cordilheira do Himalaia está localizada no território chinês, mas, o Monte Everest, não está no território chinês.

2 -  Observe o mapa da China abaixo:



   a – Segundo a vídeo aula IESD – China: o crescimento do dragão, a China tem um território com uma localização privilegiada. Com a observação do mapa e dos dados da vídeo aula, explique os fatores que contribuem para isto?
   b – Observe a localização das ZEEs, zonas econômicas especiais. Explique porque elas estão localizadas próximo do litoral.

3 – A China tem uma grande diversidade climática, explique os fatores que provocam esta afirmação.

4 – Assinale a alternativa correta:
     a – O rio amarelo é um do principais rios da China, nasce no centro do país e desagua no oceano índico.
     b – Um dos fatores que justificam a maior concentração populacional da China no oeste é o fato de as terras serem mais férteis.
     c – A China tem um dos maiores territórios do mundo, sendo o terceiro maior com mais de 9 milhões de quilômetros quadrados.
     d – Na China não existe Clima Temperado, devido à sua proximidade com a Linha do Equador.

5 – Com base na vídeo aula IESD, e no que você entende, cite 3 vantagens de se investir na China.

6 – Segundo a vídeo aula, a China entra nos anos 90 com um grande paradoxo, “abertura de capital, mas fechamento na política pelo controle do PCC (partido comunista chinês).” Explique esta frase.

7 – Segundo a vídeo aula, em determinado momento do passado, a China sofreu vários ataques, do Japão , Estados Unidos e França. Quais eram os objetivos destes invasores?

8 – Julgue os itens segundo a vídeo aula:
   (    )  a – Após a antiga União Soviética ter rompido relações diplomáticas com a China, o pais se fechou, trazendo consequências negativas para a sua população que passou a passar fome devido a falta de produtos que o mercado interno chinês não conseguia suprir, ou não produzia.
   (    ) b – Dalai lama é um grande líder que luta pela independência da região do Tibet, onde se localiza a cordilheira do Himalaia.
   (    ) c -  A China tem a segunda maior população mundial, perdendo apenas para a Índia.
   (    ) d -  Hong Kong não faz parte da China.

9 – Será que a China vai se manter para sempre isolada politicamente?   



Nenhum comentário:

Postar um comentário