Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Questões de Vestibular Urbanização


Cefet – SP ( Centro Federal de Educação Tecnológica)
Vestibular 2008

1 - O ano de 2007 estabeleceu um marco histórico da espécie humana. Pela primeira vez, haverá mais humanos vivendo em ambientes urbanos do que em rurais. O mundo se urbaniza aceleradamente.

Assinale a alternativa que possui na atualidade (2007), as cinco
maiores aglomerações do mundo:

[A] Nova York, Tóquio, Londres, Moscou, Calcutá.
[B] Tóquio, Nova York, Los Angeles, Paris, Buenos Aires.
[C] Pequim, Tóquio, São Paulo, Chicago, Jacarta.
[D] Tóquio, Cidade do México, Nova York, São Paulo, Mumbai.
[E] Nova York, Londres, Calcutá, Paris, São Paulo.

Fatecs (Faculdades de Tecnologia)
Vestibular 2008
2 - Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.

I Embora os números referentes ao processo de urbanização possam conter algumas distorções, resultantes das metodologias utilizadas, é inegável que entre as décadas de 1950 até 1980 o Brasil passou de forma intensa por esse processo.

II No início da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades na região Sudeste. Esse fenômeno está associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa região.

III Num mundo cada vez mais globalizado,há um reforço do papel de comando de algumas cidades globais na rede urbana mundial, como é o caso de São Paulo, importante centro de serviços especializados.

Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.


PUC – Paraná
Vestibular 2008

3 - Leia o texto a seguir:

“Na atual fase da economia mundial, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.”
(Sassen, in SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial.
São Paulo: Nobel, 1998, p. 16)

As características das cidades globais estão corretamente descritas na questão:

A) Em poucas décadas as cidades globais, pela dinâmica das trocas econômicas mundiais, estarão mais presentes em nações pobres que nas ricas.
B) As cidades globais são sinônimos de megacidades, porque seu poder de polarização econômica também é resultado do tamanho de sua população.
C) as cidades globais por serem centros vitais da dinâmica capitalista atual de onde partem as diretrizes da economia mundial estão localizadas apenas em países desenvolvidos.
D) por sua importância econômico-financeira e técnica, e por serem grandes prestadoras de serviços especializados – e não pelo tamanho de sua população -, são centros vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia mundial.
E) por sua importância econômico-financeira e técnica, e por serem grandes prestadoras de serviços especializados – e pelo tamanho de sua população -, são centros vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia mundial.

PUC – RS
Vestibular 2008
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 06, clique na imagem abaixo e analise os mapas e as afirmativas referentes ao aumento das cidades com mais de 500 mil habitantes no Brasil, preenchendo os parênteses com V para verdadeiro e F para falso:

Quanto às cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, afirma-se:

( ) A maior concentração de cidades deste porte ocorre na região Norte do Brasil.
( ) Dentre as causas para o aumento das cidades deste porte no país, é correto citar o êxodo rural.
( ) Esse aumento vincula-se à oferta de empregos no setor industrial, favorecido pela migração de indústrias dos grandes centros para essas cidades.
( ) Suas vantagens competitivas em relação às grandes cidades, como isenção de impostos municipais e oferta de mais infra-estrutura, facilitam o aumento dos ganhos sobre o capital investido, contribuindo para o aumento do número destas cidades.

04) A seqüência correta de preenchimento dos parênteses é:
A) V – F – F – F
B) F – F – F – V
C) V – V – V – F
D) F – V – V – V
E) V – V – V – V


UERJ
Vestibular 2008
05 - De Karl Marx a Max Weber, a teoria social clássica acreditava que as grandes cidades do futuro seguiriam os passos industrializantes de Manchester, Berlim e Chicago – e, com efeito, Los Angeles, São Paulo e Pusan (Coréia do Sul) aproximaram-se de certa forma dessa trajetória. No entanto, a maioria das cidades do hemisfério sul se parece mais com Dublin na época vitoriana, que, como enfatizou o historiador Emmet Larkin, não teve igual em meio a “todos os montes de cortiços produzidos pelo mundo ocidental no século XIX, uma vez que os seus cortiços não foram produto da Revolução Industrial”.
Adaptado de Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.
De forma diferente do que ocorreu nos países desenvolvidos, o crescimento das cidades na maior parte dos países subdesenvolvidos está relacionado ao processo de:
(A) periferização da atividade industrial, com intensos fluxos pendulares.
(B) urbanização fundamentada no setor terciário, com alto nível de informalidade.
(C) favelização nas periferias, com predomínio de empregos no setor industrial de base.
(D) metropolização em um ponto do território, com população absorvida pelo setor quaternário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário