Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Rússia - Questões de Vestibular


(UNB-DF)

1 - As novas idéias divulgadas pela glasnost e pela perestroika transformaram significamente as relações entre países componentes do então bloco soviético e as relações internacionais no mundo atual. Acerca desses acontecimentos, julgue os itens a seguir.


(1) O grande desenvolvimento tecnológico da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um dos principais motivos das reformas que ocorreram no plano econômico com a Perestroika.

(2) A dinâmica das reformas políticas e econômicas do período Gorbatchev na URSS favoreceram a reestruturação externa em busca de desarmamento.

(3) A economia de mercado que se instalou após a queda do bloco socialista provocou rápido desenvolvimento industrial, aumento do mercado de trabalho e melhorias nas condições de vida, principalmente da população russa.

(4) Uma das conquistas importantes para as ex-repúblicas soviéticas que se tornaram independentes foi a eleição de seus presidentes pelo voto popular.


(PUC-MG)

2 - Considerando a Rússia na nova ordem mundial, assinale a opção incorreta:

a) Tem uma economia mais significativa que a dos países emergentes, igualando-se aos países centrais nos setores industriais e tecnológico.

b) Acumulou-se um extraordinário arsenal nuclear ao longo dos anos, capaz de destruir varias vezes a Terra.

c) A crise russa gerou impacto nos mercados emergentes e redirecionou os interesses das finanças internacionais.

d) Os reflexos da instabilidade econômica refletem-se nas bolsas de valores e geram turbulências em países centrais e periféricos.

e) Passa por graves transformações políticas e seus programas governamentais têm dificuldade de atender às necessidades da nação.


2 comentários: