(UEG-GO)
Invadindo Espaços
“As cidades, que antes serviam para
abrigar os cidadãos, hoje são o ambiente típico dos automóveis.
Nos países em desenvolvimento a ação do
poder público em favor do automóvel foi e tem sido tão eficaz que fica cada vez
mais difícil para os moradores das cidades viver com um mínimo de conforto sem
um automóvel particular. Só os que, em razão do seu padrão de renda, não podem
almejar ter um carro sujeitam-se ao ineficiente sistema de transporte público.
Neles perdem várias horas do dia, muitos dias por ano, alguns anos de vida.
Se as condições fossem outras, se o
transporte público fosse mais eficiente, menor seria a parcela de renda que boa
parte da população precisa reservar para a compra e manutenção de um carro particular, menores
seriam as demandas por investimentos públicos no sistema viário, maiores seriam
as disponibilidades da renda pessoal para outras atividades, incluindo lazer, e
maiores seriam os recursos que o poder público poderia destinar para melhorar a
qualidade de vida de uma população.”
OKUBARO, Jorge J. O automóvel, um
condenado? São Paulo:Senac, 2001. P.52-53.(Adaptado).
É correto afirmar:
a) O
elevado custo, os problemas de congestionamento das grandes cidades (ônibus,
automóveis, caminhões) são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica
nos centros urbanos, ocasionando a redução na qualidade de vida da população.
b) A
baixa tarifa do transporte urbano é um incentivo ao trabalhador, independentemente
do tempo gasto para o deslocamento entre a casa e o trabalho, o que resulta em
ganho no orçamento no final do mês.
c)
A
qualidade do transporte coletivo urbano, fruto de estratégias de planejamento,
acaba por estimular a utilização do transporte coletivo, diminuindo o numero de
veículos nos grandes centros urbanos.
d)
A
crescente preocupação com o planejamento urbano pelos órgãos oficiais do
governo tem trazido melhorias nas condução do tráfego e a diminuição dos custos
na infraestrutura viária.
Gabarito: A
Gabarito: A
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