Objetivo deste trabalho, propiciar a reflexão aos estudantes, em relação à importância de adotar medidas para economia de água.
Os estudantes farão
leitura de reportagens das revistas Super
Interessante e Carta na Escola, sobre
a falta de água.
Os estudantes serão divididos em 5 Grupos
Cada grupo ficará responsável em ler reportagens
atualizadas sobre o problema da água no Brasil.
-
Cada grupo responderá as questões no caderno elaboradas sobre cada reportagem, e um integrante do grupo
transcreverá as questões para entregar para o professor em forma de trabalho.
(Valor do
trabalho 10,0)
- Depois cada grupo deverá expor em seminário o que
aprenderam (todos do grupo devem participar).
-
Os estudantes, após previa leitura, deverão responder no caderno questões que serão resolvidas pelo seu grupo.
Grupo 01
– Segundo
a reportagem “Os rios invisíveis de São
Paulo” páginas 60 a 63 – Revista Super Interessante Edição Março de 2015, responda:
O que são os rios invisíveis de São Paulo?
De que forma a grande metrópole afetou seus rios?
Como se dava a relação dos paulistanos com os rios no começo do século
20?
De que forma a chegada das indústrias automobilísticas afetaram a
relação do ser humano com os rios de São Paulo?
Segundo a reportagem “O mito da
estiagem em São Paulo”, (página 34 a 38 – Revista Carta na escola) porque a natureza nada tem haver com o
desabastecimento da água na Região Metropolitana da maior capital do País?
Por que falta água em São Paulo?
Elabore três ideias para solucionar a falta de água em São Paulo.
Grupo 02 – Segundo a reportagem “A água que vem do ar” páginas 64 a 67 –
Revista Super Interessante Edição Dezembro de 2014, como
funciona a captação de água do ar do deserto chileno?
Quais investimentos o poder público pode fazer para que ocorra melhor a
utilização da água potável na região metropolitana de São Paulo?
De acordo com o texto “A fonte
secou” - Revista
Carta na Escola páginas 39 a 41, o que se pode concluir sobre a
real situação que ocorre no abastecimento de água na região metropolitana de
São Paulo?
Qual o papel do clima na evolução da problematização relacionada com o
abastecimento de água?
Faça uma lista de 3 atitudes que podemos tomar para evitar o desperdício
de água em Guaçulândia.
Grupo 03
–
De acordo com as informações da reportagem “Porque está faltando água” páginas 42 a 47 – Revista Super
Interessante Edição Setembro de 2014, explique por que está faltando água
em muitas regiões do Brasil? Cite no mínimo 4 motivos.
De acordo com a reportagem “Água
em movimento” - Revista carta na escola,
páginas 42 e 43, responda: O que são os rios voadores?
Qual a influencia dos rios voadores da Amazônia nas chuvas e na
renovação hídrica da natureza?
Se desmatar a floresta amazônica afetará o regime de chuvas no Sul,
Sudeste e Centro-Oeste do Brasil? Por que?
Cite 3 atitudes que podemos adotar para não
desperdiçar água na escola Weimar Torres.
Grupo 04 – De acordo com a Reportagem “O Brasil Secou”Revista Super Interessante, páginas 38 a 43 responda:
A falta de água que se alastrou pelo Brasil no ano passado (2014), é
resultado de quais mudanças?
Segundo a reportagem, a nossa água vem em parte da Amazônia, explique
detalhadamente como se dá esse processo.
Quais são as conseqüências para o meio
ambiente de forma geral o desmatamento da Amazônia.
Quais são os efeitos das mudanças climáticas.
Que
atitudes podemos tomar para economizar água. Cite no mínimo três.
Grupo 05 -
Segundo a reportagem “Água de
beber”, páginas 46 a 49 - Revista Carta na Escola, responda:
Como
era a relação dos moradores de São Paulo com os rios no século XIX, conforme a
imagem da página 46?
O que aconteceu com os rios de São Paulo
durante a história?
Porque os indígenas escolheram aquele local para fixar moradia?
Fale
sobre o papel que os veículos, bondes elétricos e os pedestres tiveram na
elaboração do projeto de urbanização de São Paulo a partir de 1920?
Que
atitudes devemos tomar na nossa casa para economizar água? Cite pelo menos três
atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário