Atividades Fusos Horários
Com base no Livro didático Geografia Ensino Médio – João Carlos Moreira – Eustáquio de Sene.
Primeira Fase EJA
1 – Observe os tipos de linhas e coordenadas geográficas da página 19 e responda:
A – Qual o nome das linhas imaginárias traçadas de norte a sul e as traçadas de leste a oeste?
B – As coordenadas geográficas funcionam como ___________________ de qualquer localidade do planeta.
C – O globo terrestre pode ser dividido em uma rede de _________________________ que permitem localizar qualquer ponto da superfície terrestre.
D – Convencionou-se internacionalmente adotar como meridiano 0º o que passa pelo Observatório Astronômico de Greendwich, nas proximidades de Londres (Inglaterra). Esse meridiano divide a Terra em dois hemisférios: ______________________ e ___________________.
E – Por causa de seu movimento de rotação a Terra apresenta _____________ e _____________.
F – O mapa de fusos horários no planeta mostra que as horas aumentam para ____________ e diminuem para ________________.
2 – Porque o Brasil não adota o horário de verão em todos os Estados?
3 – Observe o mapa fusos horários da página 21 e responda:
A – Se em Brasília for 7 horas que horas serão em Maputo?
B – Se em Sydney for 16 horas que horas serão em Lima?
C – Se na Cidade do México são 13 horas, que horas serão em Brasília?
D – Se em Tóquio são 22 horas que horas serão em Brasília.
E – Se em Londres são 6 horas que horas são em Brasília?
F – Se em Buenos Aires são 5 horas que horas serão em Brasília?
Elaboração: Geoplaneta
Nenhum comentário:
Postar um comentário