Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aula Criacionista Repercute no Portal Terra




O Portal Terra publicou polêmica sobre aula criacionista realizada na Escola Adventista de Várzea Grande - MT, em que o um professor apresentou uma aula alternativa  para a formação dos fósseis associando com o dilúvio de Gênesis.

A aula em que o professor ensina alunos do 6º ano do Colégio Adventista de Várzea Grande, MT, que os fósseis são restos de animais e plantas petrificados formados na época do dilúvio tem gerado muitas polêmicas nas redes sociais, após a imagem ter sido publicada na página do facebook da escola. A foto tem gerado muitas polêmicas e muitas pessoas acusam a igreja de "alienação" além de considerarem a aula uma "piada", mesmo sendo informados que a Escola Adventista ensina criacionismo e evolucionismo. Porém, outros defendem a iniciativa como uma proposta crítica, pautada na fé aplaudindo a coragem da entidade e do professor. Segundo a instituição, o professor simplesmente tentou permitir que os estudantes desenvolvam senso "crítico/comparativo".

Além disso, é bom lembrar eque existem diversas culturas que no mundo que tem relatos de uma grande inundação que teria devastado o mundo.

Membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC) que atuam na área da genética manifestaram preocupação com o que consideraram ideias “retrógradas que afrontam o método científico, fundamentadas no criacionismo, também chamado como ‘design inteligente’ [...] [na verdade, esse punhado de cientistas está indignado pelo fato de um dos maiores cientistas brasileiros defender o design inteligente e o criacionismo]. [Eles dizem ainda:] sentimo-nos afrontados pela divulgação de conceitos sem fundamentação científica por pesquisadores de reconhecido saber em outras áreas da Ciência”, diz a carta divulgada pela ABC.


De acordo com o site do colégio, a aula de História “diferente” foi ministrada com a supervisão do professor Toni Carlos Sanches, com a simulação da produção de fósseis [ou seja, ciência experimental]. “A discussão girou em torno da questão se os fósseis se formaram há milhões de anos, como sugere o Evolucionismo, ou se foram formados há milhares de anos, por ocasião do dilúvio, como sugere o Criacionismo”, segundo divulgou a instituição. “Após os experimentos, os alunos ficaram entusiasmados e muitos confirmaram a crença em um dilúvio universal”, completa.

No entanto, a discussão não é nova. Nos Estados Unidos, uma lei do Estado do Tennessee, que deve entrar em vigor brevemente, permitirá que os professores de escolas públicas questionem o consenso científico em questões como aquecimento global e teoria da evolução. [Por que não questionar esses “consensos”, quando grandes expoentes ligados a essas bandeiras admitem seus exageros? Confira. Além disso, grandes nomes da ciência como Copérnico e Galileu também discordaram do “consenso científico” (não apenas religioso) de sua época e fizeram a ciência avançar; o consenso às vezes é prejudicial, Thomas Kuhn que o diga.]

A medida visa a permitir aos professores que ajudem os estudantes a compreender, analisar, criticar e revisar de forma objetiva as potenciais fragilidades científicas das teorias existentes abordadas na disciplina ensinada, mas que não deve ser usada “para promover qualquer doutrina religiosa ou não religiosa”, segundo diz o texto da nova lei. [Repito: a intenção da educação adventista não é a de promover doutrina religiosa, mas, sim, colocar os alunos em contato com uma teoria alternativa relacionada com o assunto das origens e ensinar um evolucionismo crítico, que não varre para baixo do tapete as insuficiências epistêmicas do modelo. - MB]

Leia o texto na integra em criacionismo





quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vídeo Aula IESD – A África e o modelo Neocolonial Europeu




1 – Qual relevo predomina na África? Em quais regiões do continente africano eles predominam?

2 – Além dos planaltos, quais são as outras formas de relevo predominante? Em quais locais se localizam?

3 – O que é o Rift Valley ?

4 – Onde se localiza a cadeia do Atlas? Quais são as suas características?

5 – O Continente Africano é cortado por quais linhas imaginárias?

6 – Que climas predominam no Continente Africano?

7 – Quais são os dois principais rios do continente? Porque o rio Nilo é importante?

8 – A África sofreu um processo de colonização europeia. Porque criaram a Conferência de Berlin?

9 – Quais eram os objetivos dos países europeus no processo de colonização da África?

10 – No processo de partilha da África os europeus criam fronteiras artificiais. Explique esta afirmativa.

11 – Quais motivos provocaram o processo de colonização do continente?

12 – Nos anos 90 a África passa a ser um continente excluído do cenário mundial. Porque?

13 – Diferencie África branca de África negra.

14 – Quais são as causas da desertificação?

15 – Quem foi Nelson Mandela? Qual foi o seu papel na África do Sul?



Questões de vestibular África



01. (FUVEST) No processo de ocupação da África Negra pelos europeus surgiu um tipo étnico chamado afrikander descendente de:
a)holandeses e alemães, ligados a Igreja Reformada Holandesa
b)portugueses e espanhóis, de formação católica
c)ingleses belgas, de formação anglicana
d)alemães e belgas, ligados a Igreja Anglicana Reformada
e)dinamarqueses e holandeses, de formação calvinista

02. Do ponto de vista demográfico a República Sul-Africana é um país predominantemente habitado por:
a) afrikanders
b) indianos
c) brancos
d) negros
e) mestiços

03. Recentemente o líder líbio Muamar Kadafi propôs a união de seu país com Marrocos. Assinale a alternativa que contenha uma característica comum aos dois países:
a) elevada produção de petróleo
b) mesmo regime político
c) fronteiras comuns
d) renda per capita bastante elevada
e) identidades étnicas e culturais

04. (UNIP) Na África do Sul ocorre uma violenta segregação racial onde a minoria branca domina, política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa segregação tem prejudicado as relações econômicas da África do Sul com os países americanos e europeus. É conhecido como:
a) Semitismo
b) Apartheid
c) Afrikander
d) Fetichismo
e) Boers

05. (UNESP) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica, elevada dependência de ajuda humana externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países. Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.
a) Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México
b) Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália
c) Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti
d) Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda
e) Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti

06. (UNIP) É o maior país produtor de petróleo da África do Norte, cuja exploração é feita no deserto do Saara. Trata-se do(a):
a) Marrocos
b) RAU
c) África do Sul
d) Zaire
e) Líbia

07. (UNI-RIO) Assinale a opção que NÃO indica corretamente a relação cidade/função organizacional:
a) Trípoli (Líbia) - militar
b) Juazeiro do Norte (CE) - religiosa
c) Detroit (EUA) - industrial
d) Santos (SP) - portuária

08. (CESGRANRIO) A África dispõe para um futuro processo de industrialização de grandes concentrações de recursos naturais exceto:
a) extração florestal
b) petróleo
c) carvão
d) cobre

09. (UNIFICADAS) A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como:
a) Atlas
b) Sahel
c) Kalahari
d) Magreb
e) Benguela

10. (FGV) Nos últimos anos intensificou-se o processo de libertação dos países mais ricos da África, sendo bastante reduzida a dominação branca. São exemplos dessa dominação:
a) Líbia e Moçambique
b) Etiópia e Marrocos
c) República da África do Sul
d) Somália e Nigéria
e) Egito e Zaire





Gabarito 

01 - A
02 - D
03 - E
04 - B
05 - D
06 - E
07 - A
08 - C
09 - B
10 – C



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasis - Seu Jorge

Música que retrata a desigualdade social do Brasil

Ásia - Slideshare



       

Questões de Vestibular Climas

1 - UFPR - 2009
  Sobre a variabilidade climática, é correto afirmar:
    a) Os ventos monçônicos resultam das bruscas variações diurnas de temperatura.
    b) Durante a atuação do fenômeno La Niña, o Sul do Brasil costuma ser afetado por índices pluviométricos superiores à média climática, que provocam enchentes e inundações, enquanto o Nordeste permanece seco.
    c) O movimento rotacional é o principal fator das mudanças climáticas ao longo do ano em todas as regiões da Terra
    d) Apesar da variabilidade dos fatores climáticos, se for conhecida a latitude de certo local, é possível determinar o seu clima.
    e) O hemisfério Norte apresenta mais contrastes climáticos do que o hemisfério Sul, posto que neste há uma menor concentração de terras e, conseqüentemente, uma maior influência das massas oceânicas.


2 - (UFPA)
O clima das cidades tem recebido atenção nos fóruns de discussão sobre meio ambiente. Quanto ao clima urbano, que apresenta característica peculiar decorrente das atividades da sociedade moderna, é correto afirmar:
I. A inversão térmica é um fenômeno que ocorre quando a camada de ar mais fria se situa sob o ar mais quente, ou seja, é mais próxima do solo. Nas grandes cidades, essa situação favorece a concentração de poluentes porque o ar frio funciona como um tampão que impede a dissipação da poluição atmosférica.
II. O fenômeno da ilha de calor, que é muito comum em cidades com elevado grau de urbanização e substituição de áreas verdes pelas construções, promove elevação da temperatura.
III. A concentração de poluentes nas grandes cidades adensa a massa de micropartículas em suspensão e esta estimula o processo de condensação, proporcionando um ressecamento da atmosfera. Dessa maneira, as precipitações nas áreas urbanas costumam registrar índices menores que os do seu entorno.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s)
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) apenas I


3 - (UNIFEI)
O clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico durante um longo período. Com relação ao clima, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
I. São fatores climáticos a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade
.II. Ilhas de calor são um fenômeno climático típico de grandes aglomerações urbanas.
III. A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo.
IV. A inversão térmica é um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta e geralmente acontece no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno.
a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I, II e III estão corretas.
d) Todas estão corretas.


4 - (UEL)
Sobre o “El Niño” é correto afirmar que:
a) É um grande causador de Tsunamis, juntamente com os ciclones no continente asiático.
b) É causado pelo resfriamento das águas do Pacífico.
c) É causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Atlântico norte e sul.
d) É causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico central e oriental.
e) É causador de Tsunamis e ciclones extratropicais.


5 -(UFMS)
Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles
que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?
a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.


6 -(UNIFEI)
A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas, os ventos e os deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) Estratosfera
b) Troposfera
c) Mesosfera
d) Termosfera


7 -(FALM)
Existem diferenças entre clima e tempo. O clima é o conjunto de condições meteorológicas de uma região em determinado período. Já o tempo é a combinação passageira dos elementos do clima.
Leia as descrições climáticas abaixo e assinale “T” para TEMPO e “C” para CLIMA.
( ) A frente fria se afasta, mas parte de sua instabilidade ainda permanece sobre o centro-leste do Paraná. Nuvens carregadas provocam chuva desde cedo nestas regiões. Os demais setores paranaenses terão um dia de sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva, principalmente à tarde.
( ) Nublado, alguns períodos de melhoria e chuva a qualquer hora do dia.
( ) Temperado, com verão ameno, chuvas uniformemente distribuídas, sem estação seca e a temperatura média do mês mais quente não chega a 22ºC. Precipitação de 1.100 a 2.000 mm. Geadas severas e freqüentes, num período médio de ocorrência de dez a 25 dias anualmente.
( ) Com sol forte e poucas nuvens. O ar seco que predomina no Estado ainda desfavorece a formação de áreas de instabilidade. Faz calor à tarde.
( ) Está inserida na região de clima temperado de categoria subquente, com temperatura média oscilando entre 18 e 15ºC no inverno e entre 26 e 24º C no verão. A temperatura média anual é de 20.4ºC. No inverno, a passagem da frente fria é sucedida por ondas de frio das massas polares, que baixam consideravelmente as temperaturas. O mesmo efeito no verão tem ação amenizadora.
a) T, T, C, T, C.
b) C, C, T, C, T.
c) C, T, C, T, C.
d) T, T, T, T, C.
e) C, C, C, T, T.


8 - (UFES)
A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa
a) aumento da longitude.
b) diminuição da latitude.
c) aumento da densidade do ar.
d) diminuição da pressão atmosférica.
e) diminuição dos valores de insolação.


9 - (UNIVALE)
“Nos espaços altamente urbanizados, é significativa a diferença de temperatura entre a região central, mais quente, e a periferia, com menor temperatura. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 9ºC. Isso ocorre porque nas áreas centrais os automóveis e indústrias lançam poluentes, que provocam o aumento da temperatura. O concreto e o asfalto absorvem rapidamente o calor, cuja dispersão é dificultada pela poluição”.
Fonte: www.brasilescola.com
Qual dos impactos abaixo representados está diretamente associado aos grandes centros urbanos conforme citado no texto acima? Assinale-o:
a) Aquecimento Global.
b) Ilhas de Calor.
c) Efeito Estufa.
d) Anticiclones Tropicais.
e) Destruição da Camada de Ozônio.


10 - (UCS/RS)
A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo. Sobre o clima é correto afirmar que
a) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo.
b) à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.
c) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.
d) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.
e) quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.


Gabarito  01 - E
               02 - B
               03 - D
               04 - D
               05 - D
               06 - B
               07 - A
               08 - D
               09 - B
               10 - B