Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estados Unidos: O Processo de Industrialização



Resumo



Os imigrantes britânicos que fugiram das perseguições religiosas ou más condições de vida na Europa se fixaram nos Estados Unidos na faixa do litoral do Atlântico, num trecho conhecido como Nova Inglaterra. Ali desenvolviam uma agricultura diversificada (policultura), em pequenas propriedades, na qual predominava o trabalho familiar. 

Essas pequenas propriedades camponesas estavam voltadas ao abastecimento do mercado interno em expansão, até para as cidades que começavam a surgir, como Nova York e Boston. Nestas cidades teve inicio uma atividade portuária teve inicio uma atividade manufatureira (indústria familiar).

Para ocupar o Oeste os Estados Unidos, no início do século XIX, após o processo de independência e da aprovação da Constituição que oficializava os Estados Unidos como um país, o presidente George Washington começou a incentivar a colonização das terras que estavam na faixa oeste do país, com a intenção de obter vantagens econômicas e políticas através da expansão territorial, baseado no argumento do “Destino Manifesto” em que os  Estados Unidos eram destinados por Deus a ocupar os territórios próximos ao Pacífico,  a chamada Marcha para o Oeste.

Organizou-se nas colônias do norte, uma colonização de povoamento, enquanto que no sul a colonização era de exploração. A economia do sul baseava-se na monocultura (grandes áreas agrícolas) e no trabalho escravo.
Enquanto isso, nas colônias do norte, os negócios se expandiam com rapidez e os capitais se concentravam nas mãos da nascente burguesia industrial e comercial. Com o tempo, os capitalistas do norte desenvolveram interesses próprios que se chocaram com os interesses britânicos(Inglaterra) e o resultado é conhecido, a independência em 1776.

A religião que se formou nos Estados Unidos pregava que a riqueza era bem vinda porque era fruto do trabalho, algo que incentivou a industrialização.

Outro fator que favoreceu o processo de industrialização foi o fato de o Nordeste dos Estados Unidos, além de estar próximo do Oceano – o que historicamente facilitava o transporte marítimo e o intercambio comercial -, dispunha de grandes jazidas de carvão e de importantes jazidas de minério.

Os grandes lagos favoreceram imensamente o transporte e, pouco a pouco, todos foram interligados por obras de engenharia – canais artificiais e eclusas -, comunicando-se com o Oceano Atlântico pelo Rio São Lourenço.

Pela razão já mencionada, a primeira região a se industrializar foi o Nordeste, onde durante muito tempo, determinados ramos industriais se concentraram mais em algumas cidades que em outras, definindo assim as “capitais”.

As grandes siderúrgicas concentraram no Estado da Pensilvânia, já as montadoras de automóveis se concentraram nos Estado de Michigan, especificamente na cidade de Detroit. As indústrias de máquinas e de material ferroviário se concentraram em Chicago. Nova York concentrou as decisões financeiras do país sendo a sede de diversas empresas. As indústrias de altas tecnologias se concentraram no Estado de Massassuchts.

Com o tempo ocorreu a desconcentração industrial sendo chamada de manufacturing belt, surgindo uma enorme quantidade de novos ramos e acessórios para atender a indústria sendo distribuídas pelo cinturão industrial na região norte do país. Após a manufacturing belt, a industrialização norte americana ganhava um novo conceito pejorativo, a “rust belt”, que é uma área de declínio industrial devido as diversas transformações tecnológicas que se estende de Nova York até o lago de Michigan.


Fonte: Livro Didático João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, Ed. Scipione, São Paulo 2009.
             Wikipédia  


Questões de Vestibular Canadá

Canadá

 01. Analise as seguintes assertativas:            
I. Na América do Norte, o Canadá possui 25% das florestas nativas de coníferas, sendo o maior exportador de celulose e madeira.
II. As florestas africanas e européias remanescentes localizam-se nas regiões mediterrâneas, áreas de ocupação humana mais antiga.
III. A Rússia detém cerca de 26% das últimas florestas virgens do planeta.
IV. Entre 1960 e 1990 foi derrubado cerca de um quinto das florestas mundiais, sendo, pela ordem, Brasil, Indonésia e Congo os principais desmatadores.

Assinale a alternativa que contém a (s) assertativas (s) corretas (s):                        
a) I e II
b) somente a IV
c) I, III e IV
d) Somente a II
e) II, III e IV


02.  (FUVEST) Explique a origem e a distribuição dos grupos predominantes na população canadense.


03. (ESPM) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a) Austrália
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
e) Índia

04. (VUNESP) Considerando as características climáticas do Canadá, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a seqüência dos tipos de vegetação do norte para o sul, naquele país.
a) Pradarias, taiga e tundra.
b) Tundra, pradarias e taiga.
c) Tundra, taiga e pradarias.
d) Taiga, pradarias e tundra.
e) Taiga, tundra e pradarias.


05. Este tipo climático ocupa vastas regiões do norte dos EUA, sul do Canadá e norte da China, entre outros. No inverno as precipitações caem sob a forma de neve e a vegetação característica é a pradaria. Trata-se:

a) temperado continental.
b) temperado mediterrâneo.
c) temperado oceânico.
d) subpolar.
e) subtropical.


06. Leia as assertativas sobre o Canadá:
I. É um dos poucos países desenvolvidos da atualidade que mantém grande parte de seus recursos naturais sem aproveitamento.
II.  A estrutura fundiária baseia-se em propriedades que possuem em média 100 ha e são exploradas pelos
membros da família proprietária.
III. A maior concentração industrial acha-se no vale do rio São Lourenço e na península de Ontário.

São verdadeiros os itens:
a) I
b) II
c) I, II e III
d) I e III
e) II e III


07. O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo atual, com uma economia dinâmica, alto nível cultural e grande desenvolvimento tecnológico. Porém, enfrenta alguns problemas internos, ligados ao baixo contingente populacional e à dificuldade de ocupação de um espaço natural anecúmeno. Uma das opções abaixo NÃO está de acordo com a distribuição da população canadense. Assinale-a:

a) A grande aglomeração populacional, na região sudeste, é explicada pelo poder econômico formado pelas Províncias de Quebec e Ontário, as mais industrializadas.
b) Por ser uma nova área industrial, as Províncias Atlânticas apresentam uma recente concentração populacional.
c) O grande Norte Canadense é uma região de vazio demográfico; embora apresente  diversos recursos minerais, sua extração é dificultada pelo clima.
d) A distribuição da população pela linha de fronteira dos Estados Unidos é explicada pelo clima mais ameno.
e) A alta mecanização da agricultura desenvolvida nas pradarias libera mão-de-obra para outras atividades econômicas, como a indústria petroquímica.


08. "São necessárias de 4 a 6 toneladas de bauxita para produzir 2 toneladas de alumina, da qual se extrai apenas uma tonelada de alumínio. Para essa produção há necessidade de grande consumo de energia elétrica. Temos a informação de que uma usina pequena, com produção de 100 000 ton./ano, consome mais eletricidade do que uma cidade do porte de Belo Horizonte."

Condizente com o texto acima, pode-se afirmar que a grande produção de alumínio, hoje, está:

a) junto às jazidas de bauxita, pois os grandes produtores do minério são também grandes produtores de hidreletricidade, a exemplo do Canadá e Estados Unidos;
b) junto às jazidas de bauxita, onde devem estar as usinas que produzem alumina para, a seguir, ser exportada para os países fortemente industrializados, pois esse processo não exige grande quantidade de energia elétrica;
c) nos países industrializados, como Estados Unidos, ex-União Soviética, Canadá e Alemanha, que são grandes produtores de energia elétrica e importadores de alumina e bauxita;
d) nos países industrializados como o Brasil, Austrália, África do Sul, que além de serem os grandes produtores de bauxita também grandes produtores de hidreletricidade por terem climas úmidos e grandes extensões de relevo planáltico;
e) em países diversificados, pois o grande grande comando da localização industrial de hoje está atrelado ao capital, não importando em nada onde esteja a matéria-prima ou a energia elétrica, e sim unicamente onde está o capital do empreendimento.


09. Leia as proposições sobre a economia do Canadá:
I.   A indústria canadense utiliza um elevado potencial hidráulico.
II.  Nas planícies centrais se desenvolve importante agricultura mecanizada de trigo.
III. Toronto e Montreal são importantes centros industriais.
IV. A região da Colúmbia Britânica é muito rica em bauxita.

São verdadeiras as afirmações:
a) I, IV e II
b) II, III e IV
c) I, IV e III
d) I e III
e) I, II e III


10. (MACK) É incorreto afirmar sobre a economia do Canadá que:
a) a extração de madeira, especialmente voltada para a produção de papel e celulose, é importante indústria canadense;
b) nos platôs interiores das cadeias montanhosas da Colúmbia Britânica, desenvolve-se uma pecuária extensiva para a produção de carne;
c) a região das Províncias Marítimas caracteriza-se pelas atividades policultoras e pela pesca;
d) a maior concentração demográfica situada na região ocidental do país é responsável pelo desenvolvimento da agropecuária regional;


Gabarito

01 - C

02 - Mais de 40% dos canadenses são de origem inglesa e se encontram principalmente junto aos Grandes Lagos. Aproximadamente  30% são de origem francesa, situados junto ao Vale do São Lourenço, na Província de Quebec.

03 - B
04 - C
05 - A
06 - A
07 - B
08 - C
09 - E
10 - D






Questões de Vestibular Estados Unidos

(UFSCAR-SP)
1 – A Industrialização norte-americana começou no nordeste do país e se espalhou pela região dos Grandes Lagos, com setores como o siderúrgico, o naval e o auto-mobilísmo. Esse foi, durante muito tempo, o padrão espacial predominante nos Estados Unidos. Contudo, com a revolução Técnico – científica e Informacional, novos padrões de distribuição industrial foram produzidos, gerando um processo de descentralização e de reorganização territorial da atividade produtiva. Considerando o processo descrito, responda.

Quais tipos de indústrias caracterizam o novo padrão industrial americano?

Onde se localizam essas indústrias e quais fatores justificam tal localização?


(UERJ)
2 – Vá para o Oeste e cresça com o país.
Essa expressão, criada por Horace Greeley, em 1851, simboliza a expansão territorial realizada pelos Estados Unidos ao longo do século XIX.

Relacione a “marcha para oeste” com a doutrina do “Destino Manifesto”.

Cite duas estratégias utilizadas pelos Estados Unidos para a expansão de suas fronteiras, ao longo do século XIX.


(UFSCAR-SP)
3 – Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
a)      o Nordeste apresentou um sensível declínio do setor industrial e está em franca decadência econômica.
b)      a região das planícies centrais substituiu as tradicionais atividades agrícolas pela indústria.
c)      as regiões Sul e Oeste formam o “Sun Belt” (cinturão do Sol), que se destaca pela presença de industrias de alta tecnologia.
d)      a região da fronteira com o Canadá transformou-se em uma área industrial degradada, chamada “Rust Belt” (cinturão da ferrugem).
e)      as Rochosas apresentam forte crescimento industrial, graças à descoberta de inúmeras reservas minerais.


(PUCCAMP-SP)
4 – O Manufacturing Belt no Nordeste americano apresentava, na década de 50, cerca de 69% da produção industrial dos Estados Unidos, baixando essa participação, três décadas depois, para 48%. Milhões de trabalhadores migraram para o Sul e o Oeste que despontavam como áreas mais dinâmicas. O mesmo Manufacturing Belt,orgulho dos americanos, ganhava uma nova designação pejorativa – o Rust Belt – o “cinturão da ferrugem”.

Assinale a alternativa que melhor se relaciona ao texto:
a)      A sociedade industrial norte-americana se reestrutura frente as novas exigências do mercado mundial.
b)      A terceirização das atividades econômicas no Leste americano tem promovido o intervencionismo do Estado, para garantir a estabilidade do emprego de milhares de americanos.
c)      Os investimentos das grandes transnacionais americanas no exterior esvaziaram a produção industrial e aumentaram o desemprego.
d)      A redução contínua das taxas de natalidade e o crescente aumento da imigração tem provocado sucessivas crises sociais na classe operária-norte americana.
e)      O espaço geoeconômico norte-americano está se reorganizando com o surgimento de novos pólos industriais.  

Gabarito
3 - C
4 - E


    

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fusos Horários

                                                             


 Uma forma interessante de aprender fusos horários.

sábado, 21 de maio de 2011

Cenário da Educação Brasileira

Professora Amanda Gurgel

domingo, 15 de maio de 2011

Discovery Channel Terremoto e Tsunami no Japão



Parte 01

Discovery Channel Terremoto e Tsunami no Japão



Parte 02

Discovery Channel Terremoto e Tsunami no Japão



Parte 03

Discovery Channel Planeta Feroz Vulcão



Parte 01

Discovery Channel Planeta Feroz Vulcão



Parte 02

Discovery Channel Planeta Feroz Vulcão



Parte 03

Discovery Channel Planeta Feroz Vulcão



Parte 04

Discovery Channel Planeta Feroz Vulcão



Parte 05

Questões de vestibular Vegetação



Questões de Vestibular

Vegetação

 (UNIRIO – RJ)
1 – A respeito da dinâmica do quadro natural, leia as afirmações a seguir.
     I – A existência de desertos pode estar associadas a causas diferenciadas tais como: a influencia dos centros de alta pressões subtropicais, a presença de um relevo montanhoso e a influência de correntes marinhas frias.
     II – Nas regiões de clima úmido aparecem formas suaves e arredondadas de relevo devido ao predomínio da decomposição química das rochas, enquanto nas regiões áridas desenvolve-se formas abruptas como resultado da desagregação mecânica do material rochoso.
    III – A vegetação é o elemento mais importante do sistema natural não só por diminuir os efeitos da erosão, mas também por interferir nas condições climáticas ao funcionar como fator regulador de regime de chuvas.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativas(s) corretas(s):
a)      I e II                                      c) II e III.                           e) apenas a III.
b)      I, II e III.                               d) apenas a II. 


2 – Existe uma crescente consciência de reconhecimento de que as florestas tropicais como ecossistemas “insubstituíveis”, fontes primárias da diversidade biológica do planeta, com importantes funções climáticas. Este papel preponderante que elas desenvolvem no aquecimento do globo terrestre e a “reserva” de carbono, liberando oxigênio, justifica a grande preocupação mundial com os desmatamentos.
                                                Heloisa Ponzo Dutra

Sobre esse tema podemos fazer as seguintes afirmações (coloque (V)verdadeiro ou (F)falso):

(   ) As florestas tropicais influenciam as condições climáticas porque contribuem para o decréscimo da evapotranspiração potencial na área onde elas estão presentes.
(   ) As condições climáticas quentes e úmidas são o principal elemento controlador da distribuição das florestas sobre a superfície terrestre.
(   ) No Brasil, as florestas tropicais estão confinadas na porção oriental, onde dominam os climas tropicais com chuvas de outono-inverno e solos litólicos, ricos em nutrientes.
(   ) O ecossistema de florestas tropicais é o ambiente terrestre que apresenta a maior biodiversidade; este é um dos motivos que justificam as preservações destas formações vegetais.
(   ) Ao longo do Quaternário, as florestas tropicais existentes no Brasil não sofreram alterações na área por elas ocupadas, o que demonstra que nesse período foram insignificantes as modificações climáticas ambientais.




Questões de Vestibular Climas


(UFES)
 
   PB – Polar Atlântica
   TC – Tropical continental
   EC – Equatorial continental
   TA – Tropical Atlântica
   EA – Equatorial Atlântica

 1 - Para responder a esta questão, analise as figuras anteriores. Qual a alternativa que não descreve os movimentos das massas de ar que atuam no território brasileiro?
   a)      No inverno, a Massa Polar Atlântica pode penetrar no território brasileiro até as imediações do Norte do país, mas não provoca queda na temperatura, já que esta região esta sob domínio da Massa Equatorial Continental, quente e úmida.
   b)      A Massa Equatorial tem sua função atenuada durante o inverno, devido ao avanço das massas polares.
   c)      A Massa Equatorial Continental apesar de se originar sobre o continente Sul-americano, é quente e úmida.
   d)      Durante o inverno, a Massa Equatorial Atlântica tem sua atuação restringida devido ao avanço da Massa Tropical Atlântica, que se desloca em função do avanço da Massa Polar Atlântica.
   e)      No Brasil predominam os climas quentes e úmidos, uma vez que 92% de seu território está na zona intertropical do planeta, sob forte influência das massas de ar oceânicas.  

 (UNB – DF)
 2-
Com base no mapa anterior, no qual se pode visualizar o trajeto das principais correntes marítimas, julgue os itens seguintes como verdadeiros ou falsos.
   (1)    Existem inter-relações das correntes marinhas com a ocorrência de determinados tipos de climáticos, como a existência de um clima árido na região costeira.
   (2)    Correntes marinhas são produzidas primariamente por fluxos de ar.
   (3)    As características das correntes marinhas  - quentes e fria – em uma determinada área de influência na produtividade pesqueira.
   (4)    No mapa, as correntes representadas no espaço contíguo aos continentes sul-americano e africano apresentam direções e sentidos que variam de acordo com as estações do ano.   


sábado, 14 de maio de 2011

Atividades vídeo aula Climas




Atividades sobre a vídeo Aula

Os Aspectos Climáticos Mundiais – DVD - Coleção Ensino Médio - IESD

1 – Qual é o principal elemento que compõe a atmosfera?

2 – Sobre as camadas da atmosfera fale sobre as características da:
     a – Troposfera


     b – Estratosfera


     c – Mesosfera


      c – Termosfera


3 – Sobre o tempo e clima responda:
     A – Qual é a diferença entre tempo meteorológico e clima?


4 – Quais são os elementos do clima? De que forma isto interfere no clima?


5 – Fale sobre os três tipos de chuvas.


6 – Fale sobre a diferença entre brisa terrestre e brisa marinha.


7 – O que você entendeu sobre área de alta e baixa pressão.


8 – Quais são os fatores climáticas e quais as suas influencias sobre o clima.


Elaboração: Geoplaneta – geoplanetaonline.blogspot.com

Atividades China e Japão


1 – Observe os dados dos dois textos da Wikipédia sobre o Japão e a China e estabeleça uma comparação sobre a área e população de ambos.

2 – Destaque a localização do Japão e da China.

3 – Compare a economia do Japão com a da China.

4 – Com base no vídeo do blog geoplaneta, localizado no link monções asiáticas, sobre as chuvas de monções e as informações do texto, explique como se formam as chuvas de monções? Observe como ocorrem esse fenômeno no verão e no inverno e escreva as diferenças.